sexta-feira, 31 de julho de 2015

DIVALDO FRANCO - URGÊNCIA PARA COM OS NOSSOS DEVERES









O admirável educador e escritor Mário Sérgio Cortella narra que três itens são importantes para o comportamento saudável do cidadão: querer, poder e dever. Isto porque nem tudo que queremos realizar podemos, assim como nem tudo que podemos fazer devemos e nem tudo quanto devemos produzir queremos... Num período de individualismo acentuado, no qual a predominância do ego tem prioridade, empurrando para o consumismo, as criaturas humanas não se dão conta que a decantada felicidade e realizações que aspiram podem ser de fácil conquista. Sem que sejam examinadas as possibilidades do querer em relação ao poder e ao dever, bem como de referência ao seu próximo, muitos projetos terminam por ser mais prejudiciais do que compensadores.
Necessário ter em mente a empatia, considerando a situação em que se encontra o outro, não lhe exigindo aquilo que não gostaremos que nos imponham. A capacidade de entender o nível de consciência das demais criaturas proporciona uma visão mais complexa para o comportamento saudável. Habituamo-nos a não cumprir com pequenos deveres que consideramos irrelevantes e terminamos por não considerar aqueles de alta responsabilidade como credores do nosso respeito e atenção, somente porque extrapolam o nosso egotismo. Como consequência, vemos as aberrações de todos os níveis tomarem conta da sociedade moderna, a ausência de lucidez de consciência predominar, mantendo o indivíduo engessado nos seus exclusivos interesses, não logrando alcançar a plenitude que independe do que se tem, mas sobretudo daquilo que se realiza interiormente.
Mulheres e homens vazios de ideais assumem o poder que não têm condições de exercer, somente porque querem destaque e atendimento das torpes ambições. Hoje, talvez mais do que nunca, torna-se indispensável que o nosso querer não exorbite as nossas possibilidades de poder manter os deveres éticos e morais em alto nível para a construção de um mundo melhor.

Artigo de Divaldo Franco, publicado no jornal A tarde - 30/07/2015.
Conheça a Mansão do Caminho em: mansaodocaminho.com.br

4 comentários:

  1. Esta é especial para os nossos governantes!!!
    Adoro ver e ouvir você, Divaldo. Sempre muito iluminado em todas as questões.
    Seja de qualque ordem. Está sempre pronto poque vive na sintonia direta com
    Jesus e com nosso Pai Maior.

    ResponderExcluir
  2. Esta é especial para os nossos governantes!!!
    Adoro ver e ouvir você, Divaldo. Sempre muito iluminado em todas as questões.
    Seja de qualque ordem. Está sempre pronto poque vive na sintonia direta com
    Jesus e com nosso Pai Maior.

    ResponderExcluir
  3. Hoje em dia, os valores fundamentais estão sendo mesmo atropelados, quando nada, estão sendo colocados de lado pela ganância ambiciosa de muitas pessoas.
    Parabéns! Gosto de ler textos inteligentes.
    Veja o que escrevi em meu perfil em um site de relacionamento: "Também, não pretendo me relacionar com mulher que tenha ambição, por acreditar que pela ambição muita gente ultrapassa os limites dos valores fundamentais".

    ResponderExcluir
  4. Vida escola divina do advento de se aprender a viver com caridade amor e paz eterna.

    ResponderExcluir